segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Viva São João - Festa Julina

Projeto:

Viva São João


Justificativa

       São João é considerado a segunda maior festa cultural do Brasil só perde pelo carnaval, esta festividade foi trazida para o Brasil na época da colonização pelos Portugueses. Com o passar do tempo, foi misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros em várias regiões do país com características próprias particulares.

            É uma festa de grande expressão, é em homenagem a 3 santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antonio, geralmente acontece no mês de junho nos quatro cantos do Brasil.

              Além de alegra o povo, a festa tem grande importância no aspecto econômico.

             As FESTAS JUNINAS são ricas em cultura tem culinária saborosa com comidas, típicas também fazem parte das comemorações as fogueiras, as bandeirolas, as quadrilhas, as brincadeiras, os balões e muitas trovas com palavreado caipira.

             Considerando que o surdo como todo ser humano, é um sujeito social histórico que está inserido em uma sociedade e que faz parte de uma determinada cultura, abordar o tem AS FESTAS JUNINAS é conduzir a comunidade surda a inclusão social, não deixando-os alheios de uma das festas mais ricas em cultura do nosso país.

               Deste modo a comunidade surda precisa conhecer esse universo, aprender a importância a manter viva a tradição e a influência que a mesma tem no aspecto econômico.

           A aquisição do conhecimento será através da LIBRAS, pois ela é quem ira das a base para a aprendizagem da segunda língua , sendo o português.


Tema

Socialização, conhecimento cultural, solidariedade, sistema monetário e linguagem.


Objetivos

       Proporcionar momentos de socialização, espírito de solidariedade e de companheirismo entre os alunos;

          Promover á comunidade surda o conhecimento dos costumes populares do nosso país, por meio do ensino de LIBRAS,

        Oportunizar momentos que envolva a ampliação do vocabulário de LIBRAS e PORTUGUÊS e o sistemas monetária brasileiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário